Análise de investimentos

image17

Gestão de Investimentos da Doutor Negócio

 

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS


A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

  1. O projeto vai se pagar?
  2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
  3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

  • Payback;
  • Payback descontado;
  • Valor presente líquido – VPL;
  • Taxa interna de retorno – TIR.

Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural qu as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramente complementar à análise.

Para maiores informações sobre os tópicos relacionados neste artigo, adquira a obra eletrônica “Análise das Demonstrações Financeiras”.


Nossos Diferenciais

Equipe altamente qualificada e com experiência no relacionamento do mercado empresarial, contamos com contadores, administradores e engenheiros com MBA's e especializações em áreas especificas para atender nossos clientes e identificar todo e qualquer problema de forma ágil e eficaz.


Parcerias com instituições nacionais e internacionais de relevância para o mercado.


Foco na geração de valor e entrega de resultados.


Assessoria colaborativa a pequenas e médias empresas.


Identificação e tratamento das principais patologias que aflige o mercado empresarial fazendo com que empresas com alto valor de mercado perca sua receita e feche as postas com menos de 02 anos.

Depoimentos

Participei do grupo de mentoria, apendi técnicas que utilizo todos os dias, depois de 30 dias do curso eu simplesmente larguei meu emprego e decidi empreender, digo emocionada que eu devo o meu sucesso ao Edson "Doutor Negócio" eu recebi em um mês o que eu trabalhava 3 meses para ganhar usando as técnicas de persuasão e negociação que aprendi com ele, sem medo de indicar, mas só vá se realmente quer seguir os passos dele pois é como ele fala, "só quem quer ir longe vai acompanhado", agradecida para sempre, estou gravando um vídeo para expressar meu agradecimento a esta pessoa. 

- por Isadora Vilas Boas 

Contrate um de nossos Gestores de Investimentos na Doutor Negócio

 Está certo que a grande maioria das empresas tem realmente cortado custos e dado uma boa segurada quando o assunto é um novo investimento. Porém, o que muitas pessoas não têm visto com muita clareza é que esse é o momento mais propício para rever os investimentos e até procurar por novas opções mais viáveis. Diante desse cenário, a contratação de um especialista em Gestão de Investimentos da Doutor Negócio para investir tem muita a contribuir para as decisões e questões de uma empresa 

Grandes novidades em breve!

A Doutor Negócio está reformando a sua unidade na asa norte Distrito Federal para atender desde o micro empreendedor até o grande empresario com nossa nova estrutura.